Escola de Verão ESA/ELGRA de pesquisa relacionada com Gravidade


Entre os dias 27 de Junho e 1 de Julho de 2016 a Agência Espacial Europeia irá permitir aos estudantes de ensino superior de diferentes países participarem na “Research Summer School”, que terá lugar no novo centro de treino e aprendizagem da Agência Espacial Europeia, localizado na cidade de Redu, na Bélgica.

Esta Escola de Verão tem como objetivo promover a pesquisa relacionada com gravidade entre os futuros cientistas e engenheiros, bem como dar-lhes a conhecer as oportunidades de emprego disponíveis neste setor. Ao longo desta semana, os estudantes poderão aprender sobre as diferentes aplicações e vantagens associadas à investigação com diferentes níveis de gravidade (como a microgravidade e a hipergravidade), bem como quais as oportunidades e plataformas existentes que permitem essa mesma investigação. Para além disso, esta escola servirá também como um ponto de contacto com os profissionais da European Spatial Agency – ESA e da European Low Gravity Research Association – ELGRA, que partilharão com os alunos os seus conhecimentos, experiências e quotidiano.

Para participar nesta Escola de Verão é necessário ser cidadão e estudar num dos países membros da ESA (nos quais Portugal se inclui), ter uma idade compreendida entre os 18 e os 32 anos e estar a frequentar uma licenciatura ou mestrado numa área científica ou engenharia.

Os estudantes interessados deverão registar-se no portal de projetos eduacacionais da ESA, e enviar um email para esa.academy@esa.int, com o assunto “ESA/ELGRA Gravity-Related Summer School 2016 application“, que tenha em anexo o Curriculum, Carta de Motivação, Carta de Recomendação Formal de um professor e fotocópia do registo académico. As candidaturas terminam no dia 2 de Maio de 2016, às 23h59 do horário CET (Central European Time) – que corresponde às 22h59 portuguesas.

Posteriormente, serão selecionados 22 participantes entre todos os candidatos, aos quais será fornecido alojamento, refeições e até 200€ para cobrir as despesas de deslocação.

Para saber mais informações sobre esta Escola de Verão, recomenda-se a leitura da informação disponível no site oficial.