Bolsas de Doutoramento em Física de Partículas, na França e na Alemanha


Aqui se encontram disponíveis dois anúncios para Bolsas de Doutoramento na área da Física de Partículas, uma no Laboratoire de Physique Corpusculaire (LPC) da Université Blaise Pascal, em Clermont-Ferrand, na França, e a outra na Escola de Matemática e Ciências Naturais da Bergischen Universität Wuppertal, em Wuppertal, na Alemanha.

A  Université Blaise Pascal procura um futuro estudante de doutoramento em Física Fundamental que esteja interessado pela pesquisa de Nova Física (para além da descrita pelo modelo padrão), fazendo análise de dados provenientes do LHC (Large Hadron Collider), em colaboração com outros membros do LPC integrados na experiência ATLAS, no CERN. As candidaturas para esta Bolsa de Doutoramento deverão ser submetidas até dia 15 de Maio de 2016 (domingo), e o seu edital poderá ser consultado aqui.
Por sua vez, o grupo experimental de Física de Partículas da Bergischen Universität Wuppertal procura um estudante com vontade de analisar dados provenientes do detetor ATLAS, agora que estão a ocorrer colisões com uma energia de centro de massa de 13 TeV. A ideia fundamental passa por procurar indícios de Física Nova, bem como explorar a Física do quark top e tentar identificar quarks bottom. O prazo limite para as candidaturas a esta bolsa é o dia 20 de Maio de 2016 (próxima sexta-feira) e o seu edital poderá ser consultado aqui.